Mercado

A formação do corretor e o CRECI

O corretor de imóveis, por lidar com um bem de extremo valor sentimental e monetário, deve ser mais que um vendedor. Para isso é preciso dedicação, empenho, preparo e mais do que tudo: estudo. É uma profissão que requer bastante conhecimento e vontade de se relacionar com pessoas, inclusive técnicas de vendas e estar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

O que o corretor pode fazer para se especializar?

Além de todos esses tipos de sabedorias, o corretor de imóveis deve também ser preparado tecnicamente, pois só assim terá um embasamento teórico de confiança para aplicar na prática. Para isso, existem cursos como TTI (Curso Técnico em Transações Imobiliárias). Porém, se você procura um ensino superior, a Gestão em Negócios Imobiliários pode ser o ideal para você.

 

 

Após a formação acadêmica você precisa ainda de uma licença para exercer a profissão. O registro no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) é imprescindível para quem quer ser corretor. É por causa desse Conselho que a carreira é regulamentada e não é permitido obtê-lo sem a formação na área. O CRECI funciona em todos os estados brasileiros como órgão regulamentador da corretagem dos imóveis.

Com a formação e registro você já pode trabalhar em uma imobiliária – ou sozinho – em diversas frentes. O corretor pode seguir pela venda, locação ou permuta de imóveis e até mesmo atuar na captação de novos negócios. Outra atividade exercida também é como avaliador de imóveis e até correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal, ofertando financiamentos através dos programas imobiliários.

Mas lembre-se de sempre seguir as regras estabelecidas pelo Conselho de Ética dos Corretores. O contrário disso leva a suspensão do registro e proibição de atuação na área.

Agora que você já sabe de tudo isso, busque providenciar essas formações caso esteja interessado em ser corretor. E se você já é corretor, aproveite e procure o diferencial para se destacar no mercado. Por exemplo, você pode ter um cadastro no Permutando.com e ter acesso a todos os imóveis disponíveis para permuta!

Comentários