Dicas

Financiamento: Posso transferir para outra pessoa?

Quando adquirimos um imóvel, é crucial estar ciente de todas condições e riscos que você terá com o financiamento de uma casa ou apartamento. É importante frisar para o cliente que ao obter a propriedade por meio do financiamento ele não passará a ser o dono. O mesmo só será dono quando quitar o financiamento junto ao banco escolhido. Ou seja, o comprador só poderá vende-lo após se tornar o proprietário.

É possível transferir o financiamento para outra pessoa?

Porém, ainda permanece um questionamento: É possível transferir o financiamento para outra pessoa? E eu lhe respondo: Sim, você pode. Mas só será possível após autorização do banco. Essa exigência ocorre porque apenas o dono do imóvel pode autorizar essa troca de forma legal.

Agora, se você comprou o imóvel no seu nome e transferiu para outra pessoa fazendo o acordo com legalidade junto ao banco, a inadimplência do novo comprador poderá a ida do seu nome para o SPC/SERASA, pois a compra ainda estará no seu nome.

Por isso é importante que a negociação deva ser cumprida junto ao banco. Desta forma, o primeiro comprador não será responsabilizado em caso de inadinplência da pessoa que assumiu o financiamento da propriedade. Até mesmo se você inserir no contrato de compra a obrigação de arcar com a pagamento das parcelas restante do imóvel, o banco não reconhecerá a validade deste documento.

Neste momento é crucial ter o documento de assinatura válida pela instituição junto ao novo comprador. Este documento legalizará o acordo de compra e identificará quem o banco deve cobrar as parcelas da dívida. Este tipo de cuidado irá evitar possíveis fraudes, além de garantir que o novo comprador irá assumir os riscos em caso de inadimplência.

O banco só autorizará a transferência após comprovação de renda do novo comprador. Confirmando que ele tem possibilidades de arcar com a dívida.

Comentários