Mercado

Permuta imobiliária e sua funcionalidade

O processo de compra e venda de imóveis sempre é complicado. Exige tempo, cuidado e paciência. Atualmente, existe uma nova forma de se encontrar o lugar ideal para morar. Trata-se da permuta de imóveis, forma contratual onde as partes se obrigam a dar coisa por outra de valor equivalente.

O fator que difere a permuta da compra e venda é que a primeira não exige pagamento em dinheiro, mas através de bens equivalentes. Em alguns casos também existe a possibilidade de se efetuar o pagamento com um bem de menor valor, quitando a diferença em dinheiro. A permuta se aplica a qualquer tipo de imóveis, como terrenos, casas, apartamentos e imóveis a serem construídos.

Na permutando.com, a negociação é baseada apenas em bens imobiliários, sendo possível envolver outros tipos de bem, como automóveis e joias, no pagamento.

Vantagens e cuidados necessários na permuta

Um dos principais cuidados que devem ser tomados nessa modalidade de negócio é sobre o tipo de contrato. No caso da permuta, o contrato deverá ser feito por escritura pública, constando de forma clara a data de entrega dos bens e a responsabilidade pelos tributos. Vale lembrar também que é necessário fazer a escritura do imóvel alvo da permuta, assim como toda aquisição de imóvel.

A grande vantagem da permuta imobiliária é dispensar em boa parte, ou na totalidade, o pagamento em dinheiro. Como já dito, a tomada de crédito é dispensada, eliminando seus juros. Esse processo também tem uma burocracia mais leve, pois o acordo firmado é mais simples do que um financiamento, por exemplo.

Além disso, outra vantagem é que as duas partes sairão com um imóvel em mãos. Um bem que poderá ser revendido, alugado ou simplesmente constituir patrimônio familiar.

Pode-se notar que a permuta é mais simples do que a compra e venda de imóveis. Por isso, esse modalidade de negócio é uma ótima alternativa para transações do tipo.

 

Comentários