Dicas

Personas: aplicando na corretagem

Toda empresa ou vendedor que pretende criar uma boa estratégia de marketing precisa seguir alguns passos.  Inevitavelmente em algum momento ela irá esbarrar na criação de Personas.

O que seriam Personas? Elas são personagens fictícios de clientes ideais. Diferente do público-alvo, a persona pretende humanizar, dar nome e acrescentar características subjetivas ao personagem.

Importância de Personas para imobiliárias e corretores autônomos

É fundamental conhecer o público para qual você destina os seus anúncios. Corretores autônomos e ainda mais imobiliárias, costumam ter uma vasta lista de imóveis para vender, alugar ou permutar. Mas, a partir do momento em que você entende exatamente quem é o seu público e suas particularidades, fica muito mais fácil chegar em seu alvo. O cliente que pretende comprar uma cobertura de frente pra praia não tem os mesmos hábitos de quem deseja permutar um apartamento popular.

Conhecer os hábitos de seu público, através de uma persona, torna mais fácil a relação e consequentemente a concretização da venda.

Como criar personas?

Primeiramente, é fundamental que seu público-alvo já esteja definido. Logo, você precisa buscar entendê-lo melhor e se aprofundar na sua percepção não só, do que ele espera do seu produto/serviço, mas também entender a subjetividade de seus hábitos. Para chegar neste ponto é fundamental aplicar uma pesquisa.

Antes da pesquisa você precisa montar um roteiro de perguntas. Iremos listar algumas questões que precisam ser respondidas para elaboração de uma boa Persona.

  • Idade
  • Hobbies
  • Hábito
  • Quem influencia as suas decisões
  • Cargo em que ocupa
  • Canais de comunicação utilizados

Finalmente, se atente as pessoas que irá selecionar para a entrevista. A princípio comece por clientes que já estão em sua cartela e costumam negociar mais de um imóvel.

Portanto, para dicas e informações sobre o mercado imobiliário continue acessando o Central do Corretor ou então acesse o Blog do Permutando! Quer receber dicas como essa no seu e-mail? Portanto, cadastre-se abaixo e aproveite!

Comentários