Dicas

Planejamento: Financiamento de imóvel

Antes de adquirir um imóvel por meio de financiamento, é de suma importância se atentar a todos os detalhes contratuais. Todo seu planejamento pode ir por água abaixo devido à falta de conhecimento sobre os prós e contras.

 

O que precisamos evitar antes de realizar um financiamento?

 

Falhas no planejamento

É bastante comum se atrapalhar no planejamento de um financiamento, porém é extremamente danoso a sua saúde financeira. O que mais acontece é esquecer o alto valor de entrada do imóvel que, geralmente, não costuma ser baixo. Por isso é tão importante o planejamento a longo prazo antes de realizá-lo. É sempre necessário ter dinheiro reservado durante a negociação para evitar ser pego de surpresa. Fora a entrada, existem outros gastos burocráticos, como o registro do imóvel, ITBI e a Escritura Pública.

Além disso, o comprador deve se atentar aos gastos do próprio imóvel, como a água, luz, telefone e, talvez, algumas reformas. Tudo isso deve ser levado em conta para, principalmente, não atrapalhar o pagamento das parcelas.

planejamento-banner-permutando

Entrega dos documentos

Para fazer um financiamento imobiliário é necessário a entrega de todos os documentos solicitados pelo banco. A demora para entregar esses documentos não é bem vista pelos bancos e isso pode ser gerar uma negativa ao pedido de financiamento.

Os documentos necessários geralmente são: RG, CPF, comprovante de residência, contracheques, certidão de nascimento e cópia da declaração do imposto de renda.

 

Quitação do financiamento

O financiamento pode prejudicar toda uma vida financeira, então tenha muito cuidado quando se propor a fazê-lo. Diversas pessoas se atrapalham ao realizar uma dívida que não conseguirá pagar, igual com o cartão de crédito.

Realizar um financiamento é saber que terá uma dívida todos os meses e que isso irá perdurar por anos ou até décadas. Logo, o planejamento deve ser feito de acordo com o seu orçamento mensal durante o tempo que você se dispôs a pagar. Os juros para quem não paga uma parcela são altíssimas, portanto todo cuidado é pouco.

 

Para dicas e informações sobre o mercado imobiliário continue acessando o Central do Corretor ou acesse o Blog do Permutando!

Quer receber notícias como essa no seu e-mail? Cadastre abaixo e aproveite:

Comentários