Mercado

Inteligência artificial e o mercado imobiliário

A inteligência artificial já criou paradigmas e mudou diversos mercados ao longo do globo. Então não será diferente no mercado imobiliário. Afinal, como os integrantes deste mercado devem reagir? Resistir a tecnologia ou usá-la ao seu favor?

Parece óbvio que resistir a tecnologia não parece ser a melhor opção dado os exemplos de outros mercados. Os taxis por exemplo precisaram se adaptar aos aplicativos de motorista particular. Mais próximo ao mercado imobiliário, empresas de turismo reduziram suas vendas de pacotes devido as empresas de aluguel temporário de casas. Finalmente, o mercado imobiliário e principalmente os corretores terão seus desafios.

loteamento-banner-permutando-

Paradigmas da inteligência artificial no mercado imobiliário

Transferência de Conhecimento

Durante muito tempo os corretores, assim como a mídia tradicional, obtiveram o oligopólio da informação. Com a internet e a descentralização do conhecimento, as ferramentas estão acessíveis ao usuário, logo a inteligência artificial começa a atuar e construir a jornada de compra do usuário.

Mudança no processo de compra

Já que a jornada de compra do usuário muda, o processo de compra também se modifica. Os motivos que fazem um cliente concretizar um negócio são subjetivos, talvez a inteligência artificial não consiga perceber todos os sinais que um cliente dá, nesse sentido o consultor, corretor ou qualquer outro profissional surge como um curador e guia de todo este processo de compra.

 

Diferença homem x máquina

Sem dúvida uma das grandes diferenças do homem para a máquina é a empatia. Afinal a inteligência artificial ainda não tem a capacidade de absorver toda a subjetividade de um cliente, todo o excesso de informação das ferramentas de busca muitas vezes são muito frias. Finalmente, cabe ao corretor de imóveis se atentar aos detalhes que seu cliente transparece e se utilizar das ferramentas de inteligência artificial como sua aliada e não inimiga.

 

Portanto, para dicas e informações sobre o mercado imobiliário continue acessando o Central do Corretor ou então acesse o Blog do Permutando!

Quer receber notícias como essa no seu e-mail? Então cadastre abaixo e aproveite:

 

Comentários