Dicas

Negociação: Custos adicionais

Encontrar o imóvel desejado pode ser difícil, mas as negociações costumam ser muito mais desgastantes e complexas. Adquirir uma casa requer um bom planejamento financeiro, atenção durante a negociação e levar em consideração possíveis taxas de juros. Diversas pessoas ficam tão eufóricas com a “casa nova” que esquecem de separar uma certa quantia para os custos adicionais ao fechar uma negociação.

Quais custos adicionais podemos ter durante a negociação?

negociação-banner-permutando

Certidão de Ônus Reais

Principal certidão a ser apresentada para a conclusão da transação imobiliária. Com este documento é possível verificar quem é o proprietário e se há algum ônus ou gravame. Ela pode ser negativa, quando não há ônus, ou positiva, quando há ônus. Ele é solicitado geralmente pelos bancos para realizarem contratos de financiamento e pelos Cartórios para elaborar e celebrar escrituras.

A Certidão de Ônus Reais contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há algum ônus que recaia sobre o imóvel. Por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento ou se há uma p venda registrada no imóvel. O valor é tabelado de acordo com o Cartório de cada estado.

Registro do imóvel

Para fazer a escritura ou o contrato de financiamento, é necessário fazer o pagamento do Registro do Imóvel. O valor é pago no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) e o valor geralmente é de 3 a 5% do valor do imóvel, a porcentagem vai depender de cada cartório que você for.

ITBI

Taxa que é paga ao município e deve ser apresentada na hora de dar entrada na escritura do imóvel. O valor terá uma variação de acordo com o lugar, por isso é difícil falar um valor fixo também. Geralmente gira em torno de 3 a 5% do valor do bem.

Escritura ou Taxa de Contrato de Financiamento

Ao adquiri um imóvel à vista, será necessário a criação de uma nova escritura. O valor dessa taxa é tabelado e também varia de acordo com o preço final do bem. Mas, se você adquiriu por meio de um financiamento, o contrato emitido pelo banco irá substituir essa escritura. E isso também terá uma taxa de preço de acordo com o valor do bem.

 

Portanto, lembre-se sempre de ter uma reserva ao concluir uma negociação imobiliária. Pois nem tudo será tão em conta assim como você possa imaginar. As taxas cobradas podem vir até de onde você não imagina. Comprar um imóvel é ótimo, mas sempre faça com cautela.

 

Para dicas e informações sobre o mercado imobiliário continue acessando o Central do Corretor ou acesse o Blog do Permutando!

Quer receber notícias como essa no seu e-mail? Cadastre abaixo e aproveite:

Comentários